As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo

Sandro Luis Silva

Resumo


A formação do professor tem sido objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, promovendo reflexões significativas em relação às possíveis interfaces desta com a prática pedagógica e o discurso pedagógico. Este artigo objetiva algumas considerações sobre a constituição do ethos discursivo de sujeitos do curso de Letras, mais especificamente aqueles futuros professores de língua portuguesa. O corpus analisado são quatro relatórios de estágio supervisionado de português de uma universidade pública federal em São Paulo. Para embasar a análise, recorremos a Maingueneau (2011, 2015) para os estudo do ethos discursivo. Orlandi (2001), Pacífico (2011), Pêcheux (1997) foram usados para embasar as questões relativas ao discurso, em especial ao pedagógico e Silva (2012) no tocante ao relatório de estágio. Pelo estudo apresentado, foi possível constatar que o ethos construído dos enunciadores evidenciam sujeitos conscientes da necessidade de conciliar teoria vista na universidade e prática pedagógica realizada em sala de aula da escola básica, para que a formação do professor seja de fato significativa.

 


Palavras-chave


discurso; ethos discursivo; formação do professor; estágio supervisionado

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DOI: 10.3895/rl.v21n35.9072

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