As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
Resumo
A formação do professor tem sido objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, promovendo reflexões significativas em relação às possíveis interfaces desta com a prática pedagógica e o discurso pedagógico. Este artigo objetiva algumas considerações sobre a constituição do ethos discursivo de sujeitos do curso de Letras, mais especificamente aqueles futuros professores de língua portuguesa. O corpus analisado são quatro relatórios de estágio supervisionado de português de uma universidade pública federal em São Paulo. Para embasar a análise, recorremos a Maingueneau (2011, 2015) para os estudo do ethos discursivo. Orlandi (2001), Pacífico (2011), Pêcheux (1997) foram usados para embasar as questões relativas ao discurso, em especial ao pedagógico e Silva (2012) no tocante ao relatório de estágio. Pelo estudo apresentado, foi possível constatar que o ethos construído dos enunciadores evidenciam sujeitos conscientes da necessidade de conciliar teoria vista na universidade e prática pedagógica realizada em sala de aula da escola básica, para que a formação do professor seja de fato significativa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v21n35.9072
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.