Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE

Fernanda Santana Gomes, Robson Fiueiredo Brito

Resumo


O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016. O objetivo central da pesquisa consiste em examinar os posicionamentos discursivos e argumentativos assumidos por esses alunos em suas respostas aos itens. Visto isso, foram escolhidos dois itens discursivos da formação geral do ENADE-2016, os quais versavam a respeito dos movimentos migratórios para o continente europeu e do impacto da Lei Maria da Penha no cenário da violência contra mulher no Brasil. Ao realizarmos a análise linguístico-discursiva dos itens, percebemos certos obstáculos referentes aos processos de leitura e escrita dos alunos pesquisados. Verificamos, na maioria das respostas dadas aos itens (90%), aspectos expressivos em relação a dificuldades de interpretabilidade e elaboração textual. Os dados da pesquisa nos revelam o quanto é preciso trabalhar o significado da leitura e da escrita, o quando é importante saber seu papel e sua representatividade na e para a sociedade, em especial no âmbito acadêmico.

Palavras-chave


Leitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE.

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DOI: 10.3895/rl.v20n28.7219

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