O leitor adolescente em Querida
Resumo
Há 42 anos a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ seleciona obras que são merecedoras do Selo Altamente Recomendável. A escritora Lygia Bojunga, de forma recorrente, tem recebido a láurea. Sua mais recente obra premiada foi Querida, publicada em 2009 e premiada em 2010. O presente trabalho busca identificar em que medida a obra Querida (2009) dialoga com o leitor, considerando-o pertencente à faixa etária cuja obra foi premiada, aos adolescentes. De fato, para identificar tais aspectos de diálogo (leitor-livro), este trabalho considerará a literatura como uma representação simbólica e imaginária das relações sociais, amparando-se nos conceitos e discussões da Sociologia da Leitura, bem como, da estética da recepção, a partir daquilo que a obra Querida pressupõe de seu leitor modelo, apontando o que este deve ser capaz de entender para preencher os vazios do texto. Dessa forma, este estudo procura indicar, também, a relevância dos aspectos socioculturais imbricados na construção deste leitor modelo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v19n24.5181
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.