Interação e persuasão em artigo de opinião de Carlos Heitor Cony: um enfoque sistêmico-funcional
Resumo
O ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio tem como meta, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 2000), o desenvolvimento da sensibilidade não só para reconhecer a intencionalidade implícita e conteúdos discriminatórios ou persuasivos, especialmente, nas mensagens veiculadas pelos meios de comunicação, mas também o desenvolvimento da competência escritora, dessa forma produzindo textos coesos e coerentes. A persuasão, esse aspecto importante da ideologia, pode ser descrita linguisticamente em termos da avaliação presente nos textos por meio das propostas teórico-metodológicas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), uma abordagem multifuncional, que permite uma descrição detalhada e sistemática dos padrões linguísticos que realizam variados significados. O objetivo deste artigo é o exame, de cunho crítico, da persuasão que percorre o artigo de opinião, Esfola! Mata!, de Carlos Heitor Cony, para verificar não só a estruturação de gênero, mas também as escolhas feitas na microestrutura desse artigo que concorrem para a produção do texto desse consagrado autor. Para tanto, a pesquisa deve responder às seguintes perguntas: (a) como se caracteriza a estruturação de gênero nesse artigo, tendo em vista a questão da persuasão? (b) como é feita a relação entre as formas linguísticas e a ideologia que subjaz a esse artigo para garantir a persuasão na argumentação desenvolvida nesse texto? Os resultados da análise mostram que a observação da estrutura genérica do artigo, via função interativa, e das escolhas léxico-gramaticais, por meio da função interacional, são uma opção para garantir a persuasão que apoia a argumentação tecida por Cony.
Palavras-chave
Artigo de opinião. Gênero. Persuasão; Argumentação; Linguística SistêmicoFuncional
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PDFDOI: 10.3895/rl.v21n32.4932
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