A argumentação no texto acadêmico: teses nas introduções/considerações iniciais de monografias de cursos de Letras

Rosa Leite da Costa, Sueilton Junior Braz de Lima, Gilton Sampaio de Souza

Resumo


Este trabalho tem como objeto de estudo a construção argumentativa das monografias dos cursos de Letras/língua portuguesa e língua espanhola de uma instituição pública, especificamente a construção das introduções\considerações iniciais do gênero monografia. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista que partiu de uma pergunta central: “Como nos cursos de Letras os estudantes estão construindo argumentativamente as introduções/considerações iniciais de seu trabalho monográfico?”. O aporte teórico é a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), de Perelman e Tyteca (2005), e as contribuições de Mosca (2004), Ide (2000), Souza (2003), dentre outros. Para uma discussão sobre gêneros discursivos, nos reportamos aos estudos de Bakhtin (2011), e às contribuições de Catunda e Soares (2007) e Marcuschi (2008) e, especificamente, sobre gêneros acadêmicos, em Motta-Roth e Hendges (2010). O corpus se constitui de seis introduções/considerações iniciais dos cursos de Letras de uma instituição pública, sendo três do curso de língua portuguesa e outras três do curso de língua espanhola. Em nossas análises, foram identificadas, inicialmente, as teses de adesão inicial, as teses principais e os argumentos que as defendem e as justificam. 


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DOI: 10.3895/rl.v20n31.3284

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