Estratégia de ensino-aprendizagem planejada: uma opção docente para estimular o discente a compreender regras e variações da língua portuguesa

Dieysa Kanyela Fossile

Resumo


Para demonstrar a importância de estratégias de ensino-aprendizagem planejadas para o ensino da Língua Portuguesa, apresenta-se, neste artigo, uma investigação relacionada à questão da imposição das normas gramaticais nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de um estudo exploratório do qual participaram 40 alunos do Ensino Médio de uma escola pública “X 2 ”. Essa turma de alunos foi dividida em dois grupos: grupo A e grupo B. O grupo A desenvolveu práticas de estudos referentes à linguagem padrão e às suas variações, isto é, coletou e analisou a fala de 50 habitantes do município de São Francisco do Sul – (SC). O grupo B, por sua vez, não desenvolveu essas práticas de estudo. Os resultados sugerem que a estratégia de ensino aplicada e desenvolvida com os alunos do grupo A contribuiu para estimular o aprender a compreender a língua em uso. Portanto, concluiu-se que é de extrema importância que os futuros profissionais dessa área de ensino sejam orientados sobre a importância de estratégias de ensino-aprendizagem diferenciadas, planejadas e que correspondam à realidade do aluno.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v12n13.2425

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Dieysa Kanyela Fossile

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr