O uso de estratégias de referenciação em textos escritos por adolescentes considerados portadores de dificuldades de leitura e escrita: implicações para a intervenção fonoaudiológica
Resumo
O objetivo deste estudo é realizar uma análise do uso de estratégias de referenciação em textos produzidos por adolescentes encaminhados para realização de atendimento fonoaudiológico, apresentando as implicações desta análise para a intervenção terapêutica em linguagem escrita. Para tanto, a pesquisa toma como fonte de dados textos escritos (em situação de avaliação) por três sujeitos, com idades entre 12 e 15 anos, estudantes de colégios públicos. Com a análise dos textos foi possível observar que os adolescentes operam sobre e com a linguagem utilizando as estratégias de referenciação de modo que seja possível a formação do sentido das produções escritas. Entretanto, considerando o nível de desenvolvimento dos aprendizes, é possível perceber "inadequações" pontuais com relação a esse uso, que requerem, portanto, a mediação de profissionais da área da linguagem. Conclui-se que os pressupostos teóricos dos estudos de referenciação (KOCH e ELIAS, 2007; KOCH, 2004; MARCUSCHI, 2005; MONDADA e DUBOIS, 2003) dão suporte ao fonoaudiólogo para que possa compreender de que forma o aprendiz mobiliza os recursos sociais, culturais e cognitivos de que dispõe para que, a partir de uma abordagem sociocognitivista, possa agir juntamente com seus pacientes, por meio da (re)construção de objetos-de-discurso, na produção de textos adequados à situação enunciativo-discursiva.
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PDFDOI: 10.3895/rl.v12n13.2422
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