EDUCAÇÃO LITERÁRIA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Denise Naccari, Eliane Santana Dias Debus, Maria Aparecida Rita Moreira

Resumo


Embora a LDB apresente em seu artigo 26-A o ensino da literatura afro-brasileira como obrigatório, pouco se tem feito para capacitar os professores e professoras a contemplar a leitura dos escritores e escritoras afro-brasileiros no currículo escolar. No intuito de formar multiplicadores para o ensino dessa literatura, foi elaborado um curso na modalidade a distância. Essa proposta foi apresentada aos professores e professoras da rede pública estadual de Santa Catarina que trabalham com o Ensino Médio através do Educad (Educação Continuada à Distância), espaço que tem por objetivo proporcionar Formação Continuada aos professores das diferentes disciplinas curriculares da Educação Básica e faz parte do portal da Secretaria de Educação (SED) do Estado de Santa Catarina. O curso intitulado A literatura no contexto da sala de aula – trabalhando com contos, realizado no período de 28 de abril de 2011 a 12 de agosto de 2011, totalizou 120 horas e atingiu um público final de cinquenta e oito professores. Para tanto, utilizou diferentes ferramentas, entre elas: fóruns, questionários, tarefas, diários. A participação dos cursistas foi muito positiva, uma vez que mais de 50% dos iniciantes concluíram o curso. A boa avaliação dos cursistas a respeito do curso, bem como seus depoimentos, demonstraram que a educação a distância pode ser utilizada para auxiliar na capacitação de professores e professoras.

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DOI: 10.3895/rl.v15n17.2380

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