PRÁTICAS DE LEITURA E CONDIÇÕES DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR

Márcia Regina dos Reis e Rita Signor

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar as condições de letramento de 100 professores de 1a. e 2a. séries do ensino fundamental, considerando as práticas de leitura realizadas no contexto profissional e doméstico, a influência recebida durante a formação leitora e as possíveis dificuldades de leitura apresentadas pelos docentes. A pesquisa de campo ocorreu em escolas de cinco municípios do estado do Paraná. Para levantamento dos dados foi aplicado um questionário composto por 26 perguntas discursivas. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente à luz dos estudos do letramento. Constatamos, por meio de nossos resultados, que uma parcela significativa dos professores manifestou uma restrita relação com a prática da leitura. Ainda, 23% deles assumiram que têm dificuldades em interpretar textos. Concluímos que a escolarização básica e graduação centrada na transmissão de conteúdos podem ter sido decisivas para a formação de alguns docentes sem condições suficientes para o exercício da carreira pedagógica. O estudo aponta para a necessidade de dar voz ao professor nos cursos de formação e formação continuada para, por meio do seu discurso, traçar estratégias para poder atingi-lo realmente, o que inclui dar novos sentidos à sua relação com a leitura.

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DOI: 10.3895/rl.v0n15.2325

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