A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA

Maria Amélia Quélhas Moreira

Resumo


O presente artigo descreve o resultado de pesquisas na área de aquisição de vocabulário em segunda língua por intermédio da leitura e enfatiza a importância do contexto de leitura como elemento facilitador da aprendizagem incidental de vocabulário. Das quatro habilidades que precisam ser dominadas para que um indivíduo se torne proficiente em uma segunda língua – falar, ouvir, ler e escrever – a leitura é considerada por muitos a mais importante, especialmente por ser a fonte de input mais facilmente acessível. As pesquisas têm demonstrado que existe uma relação causal direta entre vocabulário e leitura: uma competência lexical bem desenvolvida é um fator determinante para a compreensão da leitura e, por outro lado, a leitura é o veículo primordial para o desenvolvimento do vocabulário. A expansão do vocabulário por intermédio da leitura é o escopo desse trabalho, que relacionará a aprendizagem incidental de vocabulário a partir da leitura a outros elementos que podem potencializar o uso do contexto: a instrução direta de vocabulário, o ensino de um vocabulário básico e o uso do dicionário.


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DOI: 10.3895/rl.v0n3.2280

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