O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E A ABORDAGEM NATURAL

Cleci Irene TRENTIN

Resumo


O movimento comunicativo tem suas origens a partir de teóricos funcionalistas. Em 1972, o lingüista britânico, David Wilkins, escreveu um documento preliminar que serviria de base para se desenvolver currículos comunicativos para o ensino de línguas. A rápida aceitação dessas idéias por especialistas britânicos e por autores de renome, deu proeminência nacional e internacional ao ensino comunicativo de línguas, o que acabou consolidando o que se chamou Abordagem Comunicativa (também chamada de abordagem nocional-funcional ou abordagem funcional). Vários autores têm desenvolvido teorias compatíveis com os princípios da Abordagem Comunicativa os quais, se discordam em alguns pontos, concordam que o principal objetivo do ensino de línguas estrangeiras é o uso da linguagem para a comunicação. Entre esses autores destaca-se Stephen Krashen e as suas cinco (5) hipóteses apresentadas no The Natural Approach.

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DOI: 10.3895/rl.v0n4.2276

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