A questão nacional do romance Lucíola de José de Alencar

Angela Maria Rubel Fanini

Resumo


Segundo Antônio Cândido, crítico literário, o Romantismo representa o primeiro movimento decisivo para a Literatura Brasileira porque aí o fenômeno literário se organiza enquanto sistema a partir da tríade autor, obra, público - que unidos o constituem, dando-lhe continuidade, sentido. Além disso, o Romantismo também se apresenta empenhado em criar uma literatura nacional registrando a história e os valores locais a partir de uma ótica idealizante. A crítica romântica passa a valorizar as obras cujo objetivo é constituir uma identidade nacional.

Assim, a "brasilidade” passa a ser critério de excelência para as obras literárias românticas. Refletindo sobre esses fatos, propusemo-nos a analisar como a realidade nacional e os valores importados são abordados e formalizados no romance Lucíola, do escritor romântico José de Alencar. Percebemos em Lucíola a formalizaçãode um cofllito entre o local e o estrangeiro. José de Alencar, ora nitidamente engajado a uma política de valorização e construção de identidade nacional, enaltece o que é local; ora, seduzido pela ordem burguesa, denigre o que é nacional, exaltando os valores importados. Esse conflito reflete bem a cultura oitocentista presente na sociedade carioca (cenário do romance) em que se entrelaçavam e se digladiavam valores opostos: o local cuja realidade era do patriarcalismo, aristocratismo, ruralismo, conservadorismo, escravismo e o importado cuja dimensão era dada pelos valores bur-gueses - liberalismo, industrialismo, espírito revolucionário. Assim, em Lucíola, a dimensão literária, num movimento de aceitação e negação da cor local e do estrangeiro, reflete o universo extraliterário em que forças antagônicas se embatem - a ordem burguesa contra a patriarcal.


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DOI: 10.3895/rl.v0n1.2190

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