Explorando o diálogo intermidiático: The Lord of The Rings online

Lis Yana de Lima Martinez

Resumo


O presente artigo examina a interação entre diferentes mídias, com foco na remidiação e
no diálogo intermidiático, utilizando o jogo The Lord of the Rings Online Lotro ) como estudo
de caso. Ao analisar a recriação arquitetônica e cultural da cidade de Bree e outros
elementos do universo de John Ronald Reuel Tolkien em Lotro , a pesquisa destaca a
complexidade envolvida na adaptação de uma narrat iva literária para o meio dos jogos
videointerativos ou videogames. Com base em conceitos teóricos de remidiação (BOLTER;
GRUSIN, 1999) e intermidialidade (HIGGINS, 1996; RAJEWSKY, 2012) , o estudo investiga as
características de remidiação presentes em Lo tro , tanto no que infere a transposição de
elementos da narrativa tolkieniana quanto nas adaptações necessárias para a nova mídia
que tinham como objetivo melhorar a jogabilidade e a experiência do jogador. Ademais, o
estudo reflete sobre o papel dos video games na preservação e disseminação da cultura
literária, destacando como Lotro expande o mundo de Tolkien, permitindo que os jogadores
explorem áreas não descritas nos livros e interajam com personagens e eventos de
maneiras inéditas. Conclui se que The L ord of the Rings Online exemplifica o potencial dos
jogos videointerativos como forma de expressão artística e cultural, oferecendo novas
perspectivas e possibilidades de interação com universos ficcionais, ao mesmo tempo em
que mantém a essência das obras literárias originais e atrai novos públicos para esses
universos.


Palavras-chave


Intermidialidade;literatura;videogame

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DOI: 10.3895/rl.v26n48.18348

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