Fantástico e intertextualidade na obra A lição de anatomia do temível Dr. Louison (2014), de Enéias Tavares

Andreza Braga Modesto

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apontar a presença do fantástico e da intertextualidade no romance A lição de anatomia do temível Dr. Louison (2014), de Enéias Tavares. O livro apresenta-se como um romance de mistério numa roupagem retrofuturista e recicla alguns heróis da literatura nacional do século XIX. A história de A lição de Anatomia se inicia no inverno de 1911 em Porto Alegre e traz a figura de Antoine Louison, um médico que é acusado de cometer uma série de crimes pela região, envolvendo pessoas da alta sociedade gaúcha. Para investigar o caso, Isaías Caminha chega à cidade com o propósito de realizar uma entrevista com Louison. Ele, que é um jornalista carioca, constrói um mapa investigativo em seu diário, contendo gravações pessoais, registros tecnomísticos e outros métodos para desvendar o enigma por trás desses crimes. Para dar conta das configurações de análise desta obra, a pesquisa parte da narrativa, como elemento essencial, à luz dos aportes teóricos principais para análise, tais como o crítico italiano Remo Ceserani (2006), que entende o fantástico como modo narrativo em um universo plurimidiático, além de Leyla Perrone-Moisés (2005) e Linda Hutcheon (1991), autoras que organizam seus estudos para compreender como a intertextualidade se instala em um texto.


Palavras-chave


Narrativa Fantástica; Intertextualidade; Romance brasileiro; A lição de anatomia do temível Dr. Louison.

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DOI: 10.3895/rl.v26n48.16766

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