“Eu super me lembro de tudo”: linguagem figurada e memória

Caroline Girardi Ferrari, Vinícius da Rosa da Silva Tavares

Resumo


Neste trabalho, apresentamos uma revisão de literatura acerca das influências e relações entre o uso de linguagem figurada e a memória. Motivados por estudos prévios que sugerem a influência de metáforas no armazenamento de memórias e partindo da perspectiva da Linguística Cognitiva, conduzimos uma revisão de literatura, em língua portuguesa e língua inglesa, nas bases de dados Ebscohost, Periódicos CAPES, PubMed, Web of Science, Google Acadêmico e ResearchGate. Dentre os critérios de busca e de inclusão, seis estudos foram selecionados para análise. Muitos desses trabalhos relatam o possível efeito do uso de linguagem figurada em como nós interpretamos os eventos e como os armazenamos. Além disso, há estudos que apontam para a hipótese de que editamos as memórias com base no nosso conhecimento conceitual. No geral, notamos que há espaço para mais pesquisas que focam na memória de eventos completos, ao contrário da memorização de frases isoladas.


Palavras-chave


Linguagem figurada; Metáfora; Metonímia; Memória; Linguística Cognitiva.

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DOI: 10.3895/rl.v25n47.16226

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