O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática

Marcela Fischer, Kári Lúcia Forneck

Resumo


Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado por uma acadêmica de Letras Português - Inglês, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem como objetivo comprovar se crianças, já na educação infantil, entre 5 e 6 anos, conseguem compreender ironias, através de intervenções didáticas que abordem contextos irônicos. Para isso, foram realizadas oficinas, com situações diferenciadas de comunicação que envolveram ironias. A fim de avaliar o impacto das oficinas no processo de aprendizagem, foram aplicados testes de compreensão da ironia, baseados em Mewhort-Bruist and Nilsen (2013). Esses testes avaliaram três aspectos: a compreensão do contexto linguístico, a intenção do falante e a percepção do comportamento do falante. A aplicação dos testes se deu em dois momentos. Primeiro, foi aplicado um pré-teste nos grupos formados para essa pesquisa, o grupo de aplicação e outro de controle. No grupo de aplicação, foram trabalhadas as oficinas, e no grupo de controle foi somente aplicada a testagem, não sendo feita nenhuma outra intervenção. Após, foi aplicado novamente um pós-teste nos dois grupos. Com as intervenções, o grupo de aplicação obteve uma melhora significativa do pré-teste para o pós-teste e em comparação com o grupo de controle, comprovando, assim, que conseguiram compreender melhor os contextos irônicos. Os resultados poderão auxiliar os profissionais que trabalham na educação infantil. 


Palavras-chave


Ironia; ensino da ironia; compreensão de ironias; pragmática; intervenções didáticas.

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DOI: 10.3895/rl.v25n46.15299

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