Tendências de concordância nominal no uso dos possessivos por aprendentes de português como língua estrangeira: o caso dos estudantes universitários do Zimbábue

Diocleciano Nhatuve, Nelson M Ernesto

Resumo


Neste artigo debruçamo-nos sobre a concordância nominal entre os possessivos e os núcleos nominais, um dos processos linguísticos que se tem revelado crítico no contexto de aprendizagem do português. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é de descrever as principais tendências no estabelecimento da concordância nominal entre os possessivos e os nomes num corpus constituído por sintagmas nominais escritos por estudantes de português língua estrangeira no segundo e no terceiro anos de graduação. Estes dois grupos têm como língua materna o Shona e como língua segunda, o Inglês, cujos mecanismos de concordância são significativamente diferentes dos do português. As teorias sobre a natureza e o processamento do input e sobre a ação do conhecimento linguístico prévio norteiam este estudo. A análise dos dados, baseada nas abordagens qualitativa e quantitativa, revela que, apesar de as realizações convergentes com o português europeu serem superiores em relação às realizações divergentes, estas apresentam características peculiares. A primeira característica tem que ver com a tendência da maioria dos estudantes de projetar o valor de número plural apenas através do núcleo nominal e o de gênero feminino através do possessivo. A segunda é concernente ao uso preferencial e desviante das formas femininas e masculinas dos possessivos, em correspondência ao gênero biológico do respetivo estudante/falante. Finalmente, a terceira diz respeito à irrelevância da coincidência ou não dos índices temáticos –a e –o com o feminino e o masculino no estabelecimento da concordância nominal. 


Palavras-chave


Estudantes de português língua estrangeira; Concordância nominal; Possessivos; Tendências e estratégias.

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DOI: 10.3895/rl.v25n46.14022

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