The Great Gatsby: etnia e classe social

Loiva Salete Vogt

Resumo


A literatura molda comportamentos sociais, bem como a classificação socio-ideológica em categorias como gênero, classe social e etnia. Essas representações potencialmente alimentam ou questionam preconceitos  em relação à identificação provocada em  leitore(a)s. Nesse contexto, analiso o romance norte-americano The Great Gatsby que  marcou os anos 1920 como uma obra representativa da cultura de classe média-alta nos Estados Unidos. Embora seus personagens sejam predominantemente brancos, o romance reflete uma sensibilidade na percepção de diferenciações no modo com que diferentes grupos sociais  encontram seus espaços no universo extradiegético. Há uma tensão narrativa envolvendo  classe social, etnias e poder, categorias que serão analisadas conforme  pressupostos dos Estudos Culturais (HALL, 2003)  através de uma revisão bibliográfica sobre a temática. Segundo Handley “Fitzgerald’s Americans are highly conscious of ethnic and class differences” (2002, p. 161). Observa-se que o romance apresenta uma caracterização identitária que é projetada como ideal e expressa um desconforto frente à presença de outras culturas e formações identitárias  que não pertencem ao universo branco, masculino, heterossexual  e americano de classe média-alta. Os olhos do romance são os do narrador Nick e é o seu ponto de vista que prevalece. É de fundamental importância observar seu modo de articular a narrativa, para tanto, a primeira parte do artigo trata sobre questões relacionadas à etnia e a segunda aborda a classe social como categoria de análise.  Conclui-se comprovando que, no romance, há a idealização de um determinado padrão referente à etnia e classe social, categorias  que aparecem  vinculadas à representação de espaço no romance

Palavras-chave


The Great Gatsby; Etnia; Classe social; Gênero.

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DOI: 10.3895/rl.v26n48.13970

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