Para letrar crianças feministas: representação dos feminismos na literatura infantojuvenil

Estéfany Ingridy Cruz de Jesus, Jorge Adrihan do Nascimento de Moraes

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar a relevância da presença dos feminismos nas literaturas infanto-juvenis e na formação de uma identidade feminista, a partir do letramento literário de jovens e adolescentes. A investigação possui cunho qualitativo, em que a partir de uma pesquisa bibliográfica, trata, inicialmente, das concepções de letramento, feminismos e a construção dos sujeitos na contemporaneidade, logo após perpassa pelas representações feministas na literatura infanto-juvenil, finalizando com a abordagem da formação da identidade feminista. Para tal, tem como arcabouço teórico Chimamanda Ngozi Adichie (2017), que traz, em formato de carta, um manifesto com quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista, Stuart Hall (2006), que fala acerca da construção da identidade, Bell Hooks (2018) e Frannçoise Vergès (2020) que abordam a teoria feminista e a importância da conscientização da pluralidade e das pautas dos feminismos. Utilizam-se, também, obras como as de Kiasum de Oliveira e Taísa Borges (2013), Adriana Carranca e Bruna Assis Brasil (2015), Elena Favilli e Francesca Cavallo (2017) e Morena Cardoso (2019), as quais, dentro de suas narrativas, influenciam meninos, meninas, mulheres e homens, abordando conselhos e temáticas que ajudam na percepção e na promoção de uma formação igualitária a todas as crianças e jovens, a partir de uma literatura preocupada com as representações sociais de mulheres, raças e classes, além de uma leitura que se encontre o senso de nós mesmos quanto ao individual e o social. Portanto, salienta-se, nesta investigação, a educação em sua formação de uma geração construída a partir de letramentos estruturados em uma consciência social, incentivados por um conhecimento de incorporação do outro em si, com os sujeitos se identificando como pertencentes a uma sociedade machista e racista, posicionando-se e, através da presença do feminismo na literatura, possam mudar o rumo das suas histórias.

Palavras-chave


Letramento Literário; Feminismos; Literaturas Infanto-Juvenis

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DOI: 10.3895/rl.v23n40.13787

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