Traçando o perfil da linguística aplicada no Equador: mapeamento dos últimos 10 anos de produção científica

Jardel Coutinho dos Santos, Mateus José dos Santos, Vanessa Veiga de Souza

Resumo


O presente estado da arte apresenta um mapeamento das publicações sobre o ensino de Língua Inglesa no contexto equatoriano, publicados em periódicos nacionais e internacionais, considerando o recorte temporal de 2010 a 2020. Os resultados obtidos encontram 116 artigos e seis temáticas diferentes, entre elas: Ensino e Aprendizagem (70,69%), Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) (17,24%), Políticas Linguísticas (6,03%), Afetividade na sala de aula (4,31%), Fonética e Fonologia (0,8%) e Pragmática (0,8%). Os autores apontam para o número de publicações incipientes no contexto da educação básica equatoriana indicando a necessidade de maiores investigações neste segmento de ensino com vistas a melhorias dos processos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa e da formação de professores da área.

Palavras-chave


Estado da arte; Linguística Aplicada; Equador

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v24n45.13531

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr