Religião ioruba, arquétipo materno e gênero maravilhoso em Kiriku e a feiticeira e a Árvore da chuva

Camila Bastos Lopes da Silva, Carla Regina Santos Paes, José Guilherme de Oliveira Castro

Resumo


O presente artigo teve como intuito discutir os contos Kiriku e a Feiticeira e A Árvore da Chuva com base nas teorias de Jung e seu conceito de arquétipo (2002), Iwashita (1991) e Ford (2000) com os conceitos de Grande Deusa e a mitologia africana, Mircea Eliade (2000; 2007) e os conceitos sobre religião e simbolismo, assim como o estudo de símbolos maternos, tais como água e árvore, entre outros, no intuito de averiguar a mitologia africana incorporada nos contos em análise, assim como a imagem de arquétipos, principalmente o arquétipo materno que se transfigura nas narrativas como traço fundamental para a formação do herói que naturalmente age por meio do gênero maravilhoso nos contos. O estudo é de caráter qualitativo e analisa também a teoria do gênero maravilhoso com base nos estudos de Irlemar Chiampi (1980) e de Marçal (2010). Portanto, a importância da pesquisa se deve ao fato de discutir temáticas afro-brasileiras tão importantes para o aumento do acervo histórico e cultural em nosso dia-a-dia, a partir de obras infanto-juvenis que aprofundam nosso conhecimento sobre a África e sua diversidade cultural.


Palavras-chave


Mito; Cultura africana; Gênero Maravilhoso; Contos

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DOI: 10.3895/rl.v22n38.12911

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