“Lumbiá”: O Deus-menino Erê, de Conceição Evaristo

Leandro Passos

Resumo


Este artigo analisa o modo como a escritora Conceição Evaristo insere elementos da cultura iorubá e banto atrelados à cultura judaico-cristã, ao gênero e à classe social a partir do conto “Lumbiá”, inserido na obra Olhos d´água. Para tanto, serão utilizados os estudos críticos de Martins (2003 e 2010) acerca dos termos negritude, negrice e negritice; os de Freitas (2019) e de Oliveira e Almirante (2017) sobre as entidades da umbanda e do candomblé erê; os de Cuti (2010) no que diz respeito à literatura negra, dentre outros teóricos e críticos. Justifica-se a escrita deste artigo pela proposta do Dossiê “Sociedade e religiões de matriz africana: diálogos”, na qual torna-se possível refletir a cultura do terreiro e da divindade criança por meio da linguagem literária.


Palavras-chave


Conceição Evaristo; Cultura banto-iorubá; Literatura negra; Poética; Subalternidade.

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DOI: 10.3895/rl.v22n38.12830

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