Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo
Resumo
A continua evolução tecnológica tem afetado de modo preciso a cultura e o entretenimento, com a desmaterialização dos seus suportes, provocando alterações em toda a cadeia produtiva, chegando até o modo de consumo. A diminuição gradativa da dependência do físico conduziu fortemente a literatura para a tela, agregando inovadas ferramentas ao texto, transformando o livro num conjunto híbrido de narrativa, jogo, vídeo e comunidade, estimulando assim a interação e a cocriação. A partir de tais constatações, prosperam indagações sobre qual é a representação do termo livro, no contexto atual. O presente artigo compõe a fundamentação teórica, da investigação do Estágio Pós-Doutoral, em realização no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, e propõe uma reflexão sobre a terminologia adotada para o livro no ambiente digital. Com base em pesquisa bibliográfica, realizada em textos, com foco para as publicações nas últimas décadas, apresenta-se o termo literatura-serviço, para designar as obras literárias interativas, destinadas ao público infantil.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v22n37.12613
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.