Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo

Cassia Cordeiro Furtado

Resumo


A continua evolução tecnológica tem afetado de modo preciso a cultura e o entretenimento, com a desmaterialização dos seus suportes, provocando alterações em toda a cadeia produtiva, chegando até o modo de consumo. A diminuição gradativa da dependência do físico conduziu fortemente a literatura para a tela, agregando inovadas ferramentas ao texto, transformando o livro num conjunto híbrido de narrativa, jogo, vídeo e comunidade, estimulando assim a interação e a cocriação. A partir de tais constatações, prosperam indagações sobre qual é a representação do termo livro, no contexto atual. O presente artigo compõe a fundamentação teórica, da investigação do Estágio Pós-Doutoral, em realização no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, e propõe uma reflexão sobre a terminologia adotada para o livro no ambiente digital.  Com base em pesquisa bibliográfica, realizada em textos, com foco para as publicações nas últimas décadas, apresenta-se o termo literatura-serviço, para designar as obras literárias interativas, destinadas ao público infantil.


Palavras-chave


Literatura-serviço; Geração Alpha; Livros digitais interativos; Biblioteca escolar – literatura digital; Aplicativo TecTeca.

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DOI: 10.3895/rl.v22n37.12613

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