Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo

Benedito Antunes, João Ricardo Vieira Santos Ribeiro

Resumo


O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior, desenvolvida em nível de Iniciação Científica (IC). Nele, busca-se apresentar uma proposta de categorização para os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas dos materiais distribuídos, ao longo de dez anos, pelo Programa São Paulo Faz Escola, aos três anos do Ensino Médio, no sistema de ensino público paulista. Os resultados, a partir de um trabalho qualitativo, documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e fundamentado na análise de conteúdo (BARDIN, 2009), expõem, no tocante ao material específico, avanços em relação à escolha de gêneros literários para compor propostas para o ensino de literatura, bem como um retorno a críticas históricas.


Palavras-chave


Ensino de literatura; Materiais didáticos; São Paulo Faz Escola; Currículo do Estado de São Paulo.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v22n37.11022

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr