Dossiê: Temas fraturantes no livro infantil e juvenil contemporâneo

RESUMO: Na contemporaneidade, os livros infantis e juvenis apresentam narrativas que integram temas trágicos, como opressão, ausência de diálogo, crise identitária, entre outros. Seus relatos tratam de crianças e adolescentes frustrados, os quais não compreendem e/ou aceitam as relações conflituosas que os cercam ou os contextos de violência em que se inserem. Pelo viés psicanalítico (SANT’ANNA, 2007), essas histórias exprimem, muitas vezes, o que foi recalcado. Pelo enfoque de denúncia social, suas narrativas requerem uma maneira diferente de ler o convencional, convidando seu leitor à tomada de consciência sobre a construção identitária que se firma no cruzamento com classe social, gênero, tempo e espaço, história e trajetória de vida (RESENDE, 2008). Sua temática fraturante (RAMOS; NAVAS, 2015) é própria da produção contemporânea que prevê um leitor desejoso por encontrar temas complexos e de seu tempo, que lhe facultem refletir sobre diferentes formas de vida.  Dessa forma, o presente Dossiê objetiva fomentar o debate acerca da produção literária contemporânea que visa ao público infantil e juvenil (HUNT, 2010). Almeja-se tomar como objeto de estudo e análise livros contemporâneos, reconhecidos pelo seu valor estético no campo literário (BOURDIEU, 1996), refletindo sobre suas características e tendências.

 

Referências

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

RAMOS, A. M.; NAVAS, D. Narrativas juvenis: o fenómeno crossover nas literaturas portuguesa e brasileira. In: Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, n.2., 2015, p. 233-256.

RESENDE, B. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Biblioteca Nacional, 2008.

SANT’ ANNA, A. R. de. Paródia, paráfrase & Cia. São Paulo, Ática, 1988.   



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr