INTEGRAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PREVISÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PREVISÃO DE DEMANDA DE NOVOS PRODUTOS

Fernando de Oliveira Lemos, Flávio Sanson Fogliatto

Resumo


A integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão de demanda é uma alternativa para a obtenção de previsões mais acuradas, baseada na incorporação do conhecimento contextual nos processos matemáticos de previsão. Neste artigo, propõe-se uma metodologia para previsão de demanda de novos produtos através da integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão. A aplicabilidade da metodologia foi validada através de um estudo de caso. No estudo, detalhou-se o processo de previsão para um cenário de lançamento de um novo produto em um mercado estabilizado do setor de distribuição de energia elétrica. Utilizou-se o método de Analogia, integrando métodos de Extrapolação (Médias Móveis e Suavização Exponencial) com método de Opinião de Especialistas (Delphi).

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DOI: 10.3895/S1808-04482008000300006

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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