MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL

Júlio César Bastos de Figueiredo

Resumo


Este trabalho tem como objetivo discutir e aplicar o modelo de difusão de Frank Bass para o estudo e previsão dos ciclos de difusão de marcas e modelos de motocicletas comercializadas no Brasil. O trabalho analisa, comparativamente, o processo de difusão de diferentes marcas e modelos de motocicletas nas categorias de 50 e 600 cilindradas. Isso será feito tentando-se responder, por meio da análise dos parâmetros dos modelos construídos, quais mecanismos de difusão: inovação ou contaminação social; são mais impactantes na comercialização dos diversos modelos e marcas. Será utilizado o método de mínimos quadrados não lineares (MQNL) no ajuste dos dados históricos de vendas de diversos modelos de motocicletas ao modelo de Frank Bass. Como resultado, mostra-se que modelo de Frank Bass pode ser utilizado para reproduzir curvas de vendas de motocicletas, e que os parâmetros fornecidos pelo ajuste podem ser utilizados para melhor compreender a dinâmica deste processo.



Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482012000100003

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr