PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL EM TORNO DA PRÁTICA DA GOVERNANÇA EM CADEIAS LOGÍSTICO-PORTUÁRIAS

Gabriel Sperandio Milan, Guilherme Bergmann Borges Vieira

Resumo


Os processos de importação e de exportação são extremamente dinâmicos e as empresas que se envolvem com eles devem buscar, constantemente, a melhor relação entre os custos e o nível de serviço logístico, com vistas a gerarem ofertas de maior valor ao mercado. Neste contexto, a eficiência portuária é de fundamental importância para o aumento da competitividade dos diferentes setores exportadores de um país, impactando na economia como um todo. A concepção moderna de gestão portuária deve considerar não apenas o porto em si, mas o contexto de toda a comunidade portuária, ou seja, o conjunto de atores que realizam atividades direta ou indiretamente associadas ao porto. Além disso, deve-se buscar o alinhamento e a coordenação destes atores, para que assim o porto exerça um papel de indução da competitividade regional. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo propor um modelo conceitual para apoiar o estudo da governança em cadeias logístico-portuárias. Com o estudo de caso do Porto de Valência, foi possível elaborar um modelo abrangente e consistente, que sintetiza as principais ações de governança desenvolvidas no referido porto, as quais permitiram seu reconhecimento como Best-in-Class no setor. A partir da aplicação desse modelo, será possível identificar iniciativas ou direcionamentos para o desenvolvimento de cadeias logístico-portuárias no Brasil e, consequentemente, gerar um aumento da competitividade brasileira no contexto global. 


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DOI: 10.3895/S1808-04482011000400008

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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