A importância do endomarketing para a comunicação interna

Sarah Cristina Martins Gonçalves Lima, José Airton Mendonça de Melo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo identificar e estudar a percepção dos colaboradores de um órgão federal sobre as ferramentas do endomarketing e comunicação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujas técnicas de coleta de dados empregada foram pesquisa bibliográfica e de campo, nesta última o instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a trinta funcionários de um órgão público prestador de serviço para a presidência, integrando efetivos e terceirizados. A análise dos resultados mostra que precisa haver uma melhoria na comunicação interna do órgão federal estudado. E em relação ao endomarketing, é necessário utilizar técnicas para que os funcionários possam obter o melhor rendimento no seu setor, fazendo-os entender a importância de uma melhoria de comunicação entre um setor e outro, para assim ter mais eficiência no processo produtivo.


Palavras-chave


Endomarketing; Comunicação; Comunicação interna

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DOI: 10.3895/gi.v13n4.7462

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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