Gestão de sistemas de produção: uma ferramenta educacional com o método dinâmica de sistemas

Igor Tureta Zanchetta, Gisele de Lorena Diniz Chaves

Resumo


A compreensão acerca de como a empresa age diante do mercado ou das inúmeras mudanças estratégicas, políticas, organizacionais e mercadológicas que ocorrem com o tempo é estratégica. Apesar da importância, o desafio dos gestores é manter-se atualizado sobre sua organização e as alterações do mercado. Para estudantes, a dificuldade consiste em visualizar o impacto da relação entre estes fatores. O método de dinâmica de sistemas é bastante aplicado a tais situações, pois é possível verificar o impacto das variáveis tanto as qualitativas quanto as quantitativas em um sistema complexo. Com isso foi desenvolvido um modelo para gestão de sistemas de produção em que os conceitos de produção enxuta, demanda, atraso, estoque e produtividade são relacionados e diferentes estratégias podem ter seu impacto avaliado. Este modelo utilizou o método dinâmica de sistemas. Ele foi avaliado enquanto ferramenta educacional no ensino do curso de engenharia de produção de uma universidade federal. Verificou-se que a lógica da dinâmica de sistemas aplicada no modelo auxiliou o aprendizado do conteúdo de uma disciplina e possibilitou avaliar os impactos da alteração da estratégia na gestão de sistemas de produção. Os discentes foram receptivos à ferramenta, o que elevou o interesse em outras simulações. Espera-se que este modelo possa ser útil também aos gestores na avaliação do posicionamento da organização em seu ambiente de negócios.


Palavras-chave


dinâmica de sistema; gestão e sistema de produção; ferramenta educacional; jogos de simulação; produção enxuta

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/gi.v14n3.7163

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 1808-0448
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr