Identificação e mensuração dos custos ocultos em uma empresa fabricante de turbinas automotivas
Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi verificar quais fatores e operações poderiam ser apontados e mensurados em uma análise dos Custos Ocultos. Para que o objetivo fosse alcançado, realizou-se um estudo de caso, descritivo e qualitativo, em uma empresa do setor metal mecânico fabricante de turbinas automotivas. Inicialmente, alguns dados referentes à produtividade das máquinas analisadas foram coletados, e posteriormente colocados em planilhas para conseguir quantificar os Custos Ocultos presentes nos processos analisados. Um referencial contemplando teorias sobre contabilidade de custos, gestão, gestão de custos e propriamente sobre os Custos Ocultos, deram base para os assuntos envolvidos no decorrer do trabalho. Com a realização da pesquisa conseguiu-se identificar diversos valores ocultos, que foram elencados e quantificados. Todas as análises feitas foram voltadas para o quanto a empresa deixou de faturar pelo fato de estarem ocorrendo falhas nos processos, e também os valores ocultos que acompanham o Custo dos Produtos Vendidos (CPV). Foram realizadas comparações entre os valores buscando a compreensão acerca do surgimento, do impacto gerado e do destino final dos Custos Ocultos. Dentre os principais achados da pesquisa, verificou-se que os valores que a empresa deixou de faturar nos doze meses estudados representaram um valor expressivo em relação ao faturamento total da empresa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/gi.v14n1.6708
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448