ESTRATÉGIAS DE CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE FABRICAÇÃO DE MÓVEIS MODULARES

André Gustavo Carvalho Machado, Walter Fernando Araújo de Moraes

Resumo


O objetivo deste artigo foi analisar as estratégias de customização em massa adotadas por uma empresa líder do segmento de fabricação de móveis modulares. A estratégia de pesquisa selecionada foi de estudo de caso único. Para obtenção dos dados necessários foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados foi realizada em cinco fases. Os resultados permitiram concluir que foram adotadas estratégias alicerçadas na utilização de módulos e postergação da fabricação e da montagem. Identificou-se a existência de dois pontos distintos de desacoplamento do pedido do cliente. Seis habilitadores foram considerados essenciais para a customização em massa: manufatura baseada no tempo, cadeia de suprimento, flexibilidade do sistema de produção, projeto do produto, produção enxuta e tecnologia de informação.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482010000200010

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr