GESTÃO AMBIENTAL COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EMPRESARIAL

Nadja Fernandes Raful, Dionise Magna Juchem, Maria Eloisa Cavalheiro

Resumo


O presente estudo objetiva investigar sobre a gestão ambiental como diferencial competitivo das empresas Goianas - GO, pois a adoção de práticas ambientais por parte das empresas tem se tornado fator de diferencial em ganho de competitividade. Na realização deste estudo se utilizou investigação empírica, por meio de abordagem quantitativa-descritiva, junto às empresas de médio e grande porte de Goiânia, que demonstraram interesse em participar da investigação. Os resultados indicam que as empresas participantes da pesquisa estão preocupadas com o meio ambiente e algumas ações que vêm desenvolvendo no dia-a-dia, compreende: desenvolvimento de ações de educação ambiental para os empregados e seus familiares, diminuição do consumo de insumos (matérias-primas, energia, água, etc.), implantação de processos de destinação adequada de resíduos, tratamento de efluentes, monitoramento de resíduos e inserção de tecnologia sustentável.

 

Palavras-chave: Organizações. Gestão ambiental. Meio ambiente. Competitividade.


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DOI: 10.3895/S1808-04482010000200007

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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