USABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SISTEMA BRT-DF – UMA ANÁLISE CONSTRUTIVISTA DA PERCEPÇÃO DO USUÁRIO
Resumo
O sistema de transportes urbano é considerado um serviço de caráter elementar para a população, pois garante ao usuário o acesso a mobilidade. O sistema Bus Rapid Transit (BRT) tem se mostrado uma alternativa mais vantajosa, frente a outros sistemas de transporte, devido à menor complexidade e custo de implantação. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nesse sentido, desempenham um papel de destaque para que, não apenas o BRT, mas qualquer sistema de transportes alcance maiores níveis de eficiência na prestação de serviço. Desse modo, este estudo buscou analisar a percepção dos usuários em relação às TIC utilizadas no sistema BRT Sul – que atende as regiões administrativas de Santa Maria, Gama e Park Way – a partir da análise multicritério, na qual se pretendeu verificar a influência dessas para a compreensão da usabilidade/qualidade do serviço prestado. Como resultado, verificou-se que os usuários consideram sua utilização de relevância para a qualidade do serviço, de modo que o critério conforto foi considerado o principal elemento de impacto para usabilidade do serviço enquanto que, aprendizado e interface obtiveram desempenhos inferiores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/gi.v12n4.5211
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448