PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES POR EMPRESAS QUE IMPLEMENTAM PRÁTICAS DE LOGÍSTICA REVERSA COMO MEIO DE FIDELIZAÇÃO: ESTUDO NA ÍNDUSTRIA DE COSMÉTICOS BRASILEIRA

Isabela Fernandes Moreira, Patricia Guarnieri

Resumo


O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos e produtos de beleza do mundo, e nos últimos anos o aumento da consciência ecológica dos consumidores foi evidenciado por pesquisas nacionais e internacionais. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi o de identificar a preferência de consumidores de cosméticos por empresas ambientalmente sustentáveis, que aplicam práticas de logística reversa visando a sua fidelização. Para isso o estudo contou com uma análise documental, realizada com base em três indústrias de cosméticos brasileiras, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 504 respondentes. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, de abordagem quali-quantitativa, cujo procedimento técnico foi o survey. A pesquisa identificou as atividades desenvolvidas pelas empresas nas áreas de logística reversa e fidelização. Além disso, verificou a preferência dos consumidores por empresas que realizam a logística reversa de embalagens pós-consumo de forma a proporcionar vantagens aos consumidores que as retornem às lojas.


Palavras-chave


cosméticos; fidelização; logística reversa; produtos de beleza.

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DOI: 10.3895/gi.v12n4.5210

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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