INFLUÊNCIAS DA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PROCESSOS DE NEGÓCIOS EM EMPRESAS DE LINHA BRANCA

Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, Alceu Gomes Alves Filho

Resumo


Este trabalho tem como objetivo entender como a estratégia de produção de uma montadora considerada focal em sua cadeia no setor de linha branca brasileiro pode influenciar a gestão da cadeia de suprimentos mantida com seus fornecedores de primeira camada. A pesquisa é caracterizada como exploratória e qualitativa, sendo os meios de obtenção de informações as observações diretas, retenção de documentos e os dados das entrevistas realizadas com representantes de nível gerencial das áreas de compras e desenvolvimento de produtos na empresa focal e da área de produção nos fornecedores. A contribuição deste é a verificação de que a estratégia de produção da empresa focal influencia a sua gestão da cadeia de suprimentos e que a execução dos processos de negócios em comum com seus fornecedores são um meio para verificar tal afirmação. Além do mais, os fornecedores demonstram forte cooperação com a empresa focal ao complementar seus processos de negócios e com isso, apóiam-na a atender sua estratégia de produção. Foi proposto um conjunto de mecanismos para auxiliar no entendimento de como a estratégia de produção pode afetar o perfil dos processos de negócios e assim, alcançar o resultado da pesquisa.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482009000400004

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr