SOFT SYSTEMS METHODOLOGY (SSM) NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES AOS PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC).

Denize Minatti Ferreira, Arleide Rosa da Silva, Teresa Cristina Santos Rebello, Neri dos Santos

Resumo


Este artigo descreve os procedimentos para a utilização da Soft Systems Methodology (SSM), bem como sua adequação ao contexto da educação tecnológica. Analisa o processo avaliativo em cursos superiores de tecnologia e como o mesmo pode contribuir para a construção do conhecimento. Propõe, para tanto, a aplicação dessa metodologia em uma Instituição de Educação Tecnológica na tentativa de solucionar dificuldades no processo avaliativo, considerando a subjetividade dos resultados baseados em conceitos, e não em notas como no sistema tradicional; o tempo existente para a integralização das disciplinas; e, o processo de aprendizagem inerente a esta modalidade, construída sobre o conhecimento teórico (saber), sobre o desenvolvimento de uma habilidade prática (saber fazer) e sobre o desenvolvimento de atitudes em esferas específicas da atividade humana (saber ser). Acredita-se que a adoção da referida metodologia em processos educacionais que envolvam o gerenciamento do conhecimento nas Instituições de Educação Tecnológica contribui para a agregação de valor aos cursos superiores de tecnologia além de minimizar a distância entre os níveis organizacionais a fim de aperfeiçoar o processo de gestão.


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DOI: 10.3895/S1808-04482009000300008S1

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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