ESTUDO DE PERCEPÇÕES QUANTO ÀS MELHORIAS ORIUNDAS DA IMPLANTAÇÃO E PRÁTICA DO GERENCIAMENTO DA ROTINA
Resumo
Diversas fontes bibliográficas apregoam que o emprego de técnicas de gerenciamento da rotina como método para a melhoria contínua no gerenciamento de operações possibilita a essas organizações avaliar e ajustar seus processos internos e seus custos, aumentando o valor agregado do serviço prestado e atingindo novos e melhores patamares de competitividade. Apesar desta crença, não foi identificado na literatura experimento que capte a percepção do impacto da aplicação desta técnica nos processos organizacionais. O presente trabalho objetiva captar a percepção de gestores e empregados sobre os impactos em processos e no conhecimento, causados pela da implantação de práticas de gerenciamento da rotina. Para tanto, foi realizado um experimento com gestores e empregados da área de manutenção pesada de uma empresa de transporte aéreo. Nesta pesquisa foram aplicados questionários (apoiados nas proposições conceituais do gerenciamento da rotina) para captar as percepções de gestores e empregados que atuam em diferentes áreas de manutenção pesada de uma empresa de transporte aéreo de passageiros e cargas. Verificou-se que os respondentes percebem melhorias em processos operacionais e gerenciais e no desenvolvimento e gestão do conhecimento. Verificou-se também que os respondentes percebem impactos positivos da implantação e prática do gerenciamento da rotina, mas que essa percepção é menos favorável na função operação.
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PDFDOI: 10.3895/S1808-04482009000400001
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Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448