ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS DE TRÊS MONTADORAS DE MOTORES PARA AUTOMÓVEIS

Aline Lamon Cerra, Jonas Lucio Maia, Alceu Gomes Alves Filho

Resumo


Este artigo tem por objetivo identificar, analisar e comparar, por meio de estudos de caso, as Estratégias Tecnológicas de três montadoras de motores. Duas das montadoras são veteranas (tendo sido aqui instaladas no início da indústria automobilística) e apresentaram ETs muito semelhantes. Constatamos algumas diferenças, por exemplo quanto aos tipos de Capacidades Tecnológicas por elas priorizados e/ou os esforços realizados em cada tipo de capacidade, mas estas parecem estar mais relacionadas ao ritmo ou aos momentos em que as mudanças são implementadas do que às direções estratégicas escolhidas. Por outro lado, a ET da terceira montadora, a entrante, apresenta diferenças significativas em relação às duas primeiras.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482007000400004

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr