ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
Resumo
Este artigo tem como propósito analisar a relação existente entre aspectos relativos às estratégias competitiva e de manufatura em empresas da indústria calçadista. Foram pesquisadas três empresas de grande porte (que possuem mais de 500 funcionários) situadas na cidade de Franca, interior de São Paulo. Os resultados mostram que a definição da estratégia competitiva possui papel determinante, sobretudo, na configuração das funções marketing e P&D. Já no que diz respeito à função manufatura, uma determinada estratégia competitiva não implica necessariamente numa única maneira de configurar esta função. Outro aspecto, é que mesmo independente da estratégia escolhida, as empresas sempre dão atenção ao baixo custo de produção.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482007000400003
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448