ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS
Resumo
No segundo semestre de 2008 iniciou a crise econômica que provocou a influência nos resultados organizacionais de diversas empresas. Os gestores tiveram que ser ágeis em análise, para decidir em quais critérios competitivos as empresas estavam ameaçadas e definir estratégias para estas permanecerem no mercado globalizado. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar quais foram as ações adotadas por duas empresas no período de crise, sob a ótica dos critérios competitivos repensando suas estratégias de operação. A metodologia utilizada foi classificada como pesquisa exploratória (estudo de caso) através de entrevistas com questões semi-estruturadas. Para esta pesquisa utilizou-se os cinco critérios competitivos abordados por Paiva et al (2004). Como objetos desta pesquisa foram selecionadas duas empresas exportadoras: uma do segmento de alimentos e outra de autopeças. Os resultados mostraram que apesar das diferenças de natureza e atuação destas empresas, as mesmas apresentaram ações com grau de significância comum e por já terem estratégias definidas antes do período da crise foram afetadas superficialmente.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482011000100002
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448