ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS ESTRATÉGICOS DE EMPRESAS

Charles Rui, Ricardo Antonio Reche, Beatriz Lucia Salvador Bizotto, Evandro Lazarrotto, Carlos Alberto Costa, Maria Emília Camargo

Resumo


No segundo semestre de 2008 iniciou a crise econômica que provocou a influência nos resultados organizacionais de diversas empresas. Os gestores tiveram que ser ágeis em análise, para decidir em quais critérios competitivos as empresas estavam ameaçadas e definir estratégias para estas permanecerem no mercado globalizado. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar quais foram as ações adotadas por duas empresas no período de crise, sob a ótica dos critérios competitivos repensando suas estratégias de operação. A metodologia utilizada foi classificada como pesquisa exploratória (estudo de caso) através de entrevistas com questões semi-estruturadas. Para esta pesquisa utilizou-se os cinco critérios competitivos abordados por Paiva et al (2004). Como objetos desta pesquisa foram selecionadas duas empresas exportadoras: uma do segmento de alimentos e outra de autopeças. Os resultados mostraram que apesar das diferenças de natureza e atuação destas empresas, as mesmas apresentaram ações com grau de significância comum e por já terem estratégias definidas antes do período da crise foram afetadas superficialmente.

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DOI: 10.3895/S1808-04482011000100002

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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