RENDAS RELACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DO ESTADO DA PARAÍBA

Cinthia de Azevêdo Faustino, Cláudia Fabiana Gohr

Resumo


A formação de alianças entre empresas tem se tornado cada vez mais uma prática adotada para o alcance de vantagem competitiva. Este artigo analisa de que forma os relacionamentos interorganizacionais influenciam no desenvolvimento de vantagens competitivas sob a ótica da Visão Relacional. A visão relacional indica que os relacionamentos interorganizacionais podem gerar rendas relacionais, que são lucros obtidos conjuntamente entre os parceiros de uma rede. Existem basicamente quatro fontes de rendas relacionais: investimentos em ativos específicos de relacionamento, rotinas de compartilhamento de conhecimentos, complementaridade de recursos e governança. A partir da caracterização do relacionamento e das fontes de rendas relacionais, um procedimento de análise foi criado e aplicado por meio de um estudo de caso em uma indústria calçadista do Estado da Paraíba, empresa que faz parte de um APL representativo economicamente. Uma das constatações é que as rotinas de compartilhamento de conhecimento acontecem efetivamente, gerando lucros acima do normal que não poderiam ser gerados individualmente. No entanto, o investimento em ativos específicos ainda é uma fonte de renda relacional pouco explorada pela empresa.


Palavras-chave


vantagem competitiva; relacionamentos interorganizacionais; visão relacional; rendas relacionais.

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DOI: 10.3895/gi.v12n3.3965

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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