MELHORIA DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE UTILIZANDO A FERRAMENTA FMEA

Cristiano Roos, Jorge André Ribas Moraes, Leandro Cantorski da Rosa

Resumo


Este trabalho apresenta a ferramenta Failure Modes and Effects Analysis (FMEA) inserida numa abordagem voltada para a melhoria da qualidade nos serviços de transporte. Para isso, realizou-se um estudo de caso em que se implantou a ferramenta numa empresa atuante no segmento de transporte terrestre e aéreo de passageiros e cargas. Com o estudo de caso estabeleceu-se um conjunto de ações que minimizassem ou eliminassem modos de falha em potencial em um dos desdobramentos de serviços prestados pela empresa. O ponto específico em que se realizou a implantação foi na gestão dos pneus dos veículos de transporte terrestre de passageiros, pois falhas relacionadas a este componente geram insatisfações de clientes e aumentam os custos de manutenção na empresa. O objetivo deste trabalho foi verificar, após a implementação das ações, quais as vantagens em se utilizar a ferramenta FMEA como provedora da melhoria contínua da qualidade. Os resultados do trabalho foram alcançados ao se verificar que a FMEA pode ser empregada como instrumento para a melhoria da qualidade e para o aumento da confiabilidade e segurança dos serviços prestados pela empresa de transportes estudada. Deste modo, a realização do presente estudo de caso proporcionou um maior entendimento acerca da temática proposta, além de mostrar a importância da melhoria contínua na gestão da qualidade.

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DOI: 10.3895/S1808-04482008000100010

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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