Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo?

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Lydia Maria Pinto Brito

Resumo


A Gestão do Conhecimento (GC) é o novo modelo de gerir as organizações através da inteligência das pessoas como processo de gerar vantagem competitiva. Nesse sentido questiona-se: como as organizações públicas tem percebido este modelo? O objetivo da pesquisa foi levantar como as organizações públicas brasileiras percebem o modelo da GC. A metodologia utilizada foi estudo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos disponíveis em meio impresso e digital nos portais acadêmicos na internet sobre GC em organizações públicas no brasil. Os resultados demonstram que: não há na grande maioria das organizações pesquisadas nem explicitação nem formalização da GC. Além disso, com relação à intenção estratégica das práticas, a GC ainda não é uma prioridade para a maioria das organizações públicas, que ainda focam suas ações nos processos táticos para resolução dos problemas do dia a dia, em atividades de obtenção, facilitação, aprendizagem, armazenamento e disseminação do conhecimento.


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DOI: 10.3895/gi.v12n2.3559

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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