ESTRATÉGIAS DE OPERAÇÕES E TECNOLÓGICAS DE EMPRESAS DO SETOR DE LINHA BRANCA

Aline Lamon Cerra, Naiara Calife, Edemilson Nogueira, Jonas Lucio Maia, Alceu Gomes Alves Filho

Resumo


O objetivo do trabalho é estudar as Estratégias de Operações (EOs) e Estratégias Tecnológicas (ETs) de duas montadoras do setor de linha branca, comparando-as, para em um segundo momento discutir a conexão entre ambas as estratégias no setor mencionado. Para atingir os objetivos do trabalho, são realizados estudos nas duas montadoras, fundamentados em entrevistas semi-estruturadas. Os resultados mostram que, para alcançar prioridades competitivas semelhantes, essas montadoras implementam mudanças semelhantes nas áreas de decisão, apesar de algumas diferenças também terem sido identificadas. Além disso, adotam ETs semelhantes, no que se refere às Capacidades Tecnológicas por elas priorizadas. No entanto, apesar de despenderem esforços para as mesmas capacidades (Inovação, Investimento (Aquisição) e Produção e Adaptação), os esforços que cada uma delas direciona a cada uma delas são distintos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482009000200009

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr