ESTRATÉGIAS DE OPERAÇÕES E TECNOLÓGICAS DE EMPRESAS DO SETOR DE LINHA BRANCA
Resumo
O objetivo do trabalho é estudar as Estratégias de Operações (EOs) e Estratégias Tecnológicas (ETs) de duas montadoras do setor de linha branca, comparando-as, para em um segundo momento discutir a conexão entre ambas as estratégias no setor mencionado. Para atingir os objetivos do trabalho, são realizados estudos nas duas montadoras, fundamentados em entrevistas semi-estruturadas. Os resultados mostram que, para alcançar prioridades competitivas semelhantes, essas montadoras implementam mudanças semelhantes nas áreas de decisão, apesar de algumas diferenças também terem sido identificadas. Além disso, adotam ETs semelhantes, no que se refere às Capacidades Tecnológicas por elas priorizadas. No entanto, apesar de despenderem esforços para as mesmas capacidades (Inovação, Investimento (Aquisição) e Produção e Adaptação), os esforços que cada uma delas direciona a cada uma delas são distintos.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482009000200009
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448