UM MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA AS INDÚSTRIAS GRÁFICAS: CONHECIMENTO SOCIALMENTE PRODUZIDO

Iracema Pinto de Souza, Maclovia Corrêa da Silva

Resumo


A idéia de que a implantação da Gestão Ambiental como modelagem para resolver problemas relacionados ao meio ambiente requer altos investimentos, gera custos, e é um privilégio de grandes empresas, pode ser um posicionamento de especialistas que deixam de inserir em suas avaliações as questões inovativas da capacidade humana e dos conhecimentos socialmente produzidos. Esse trabalho tem por objetivo apresentar um modo de uso do conhecimento tácito para inovações, valorizando as práticas ambientais sugeridas por pessoas que estão diariamente envolvidas com o processo produtivo de empresas gráficas, aliado à intenção de reduzir custos de produção, de minimizar os impactos ambientais e de oferecer qualidade ambiental para as empresas com baixos custos. A criação do “Manual Técnico-Ambiental” foi o resultado de esforços para resolver questões ambientais relativas a quatro importantes sistemas de impressão: Ofsete, Flexografia, Serigrafia e Tipografia. Sua finalidade visa orientar empresas gráficas quanto às metodologias de prevenção à poluição, identificação de resíduos em seus processos produtivos, bem como oportunidades de melhoria. O processo de conscientização e orientação teve início em 2001, com a publicação do “Guia Prático de Orientação para Questões Ambientais da Indústria Gráfica”, uma realização dos órgãos de classe nacional. Em 2003, o “Guia Técnico-Ambiental da Indústria Gráfica” foi desenvolvido com parceria de sindicatos e federações: Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo; Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Central da Indústria do Estado de São Paulo; Secretaria de Meio Ambiente; e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental/Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

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DOI: 10.3895/S1808-04482008000100008

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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