GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES ENSINO: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE PELOTAS/RS

Ana Paula Nogueira e Silva, Gilmar D’Agostini Oliveira Casalinho, Paulo Vanderlei Cassanego Junior

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar o sistema de gestão de uma instituição de ensino de acordo com os critérios do Programa Malcolm Baldrige para a Educação. Para tanto, foi aplicada no Colégio São José de Pelotas/RS uma entrevista, formulada a partir do modelo proposto pelo referido programa. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa e exploratória. Após a coleta, os dados foram contextualizados, agrupados e analisados conforme a sistemática da análise de conteúdo. Ao final pode-se constatar que a instituição possui uma forte cultura organizacional e visão de mercado, bem como ferramentas de planejamento e preocupação com os colaboradores. Ao mesmo tempo, nota-se a falta de indicadores de desempenho e inexistência de ferramentas que forneçam feedback das partes interessadas.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482009000200002

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr