PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
Resumo
Em um cenário globalizado e competitivo, as empresas precisam rever seus modelos de gestão de compras, visto que as aquisições têm sido estratégicas para as organizações na redução de custos e aumento de sua competitividade, e para que isso ocorra é importante que as empresas adotem um modelo de compras estratégico adequado às suas necessidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo, propor um modelo de gestão que torne o setor de compras da empresa em estudo, alinhado as suas estratégias utilizando como base os estudos realizados por Monteiro e Tinoco, (2013) e realizado as seguintes etapas: (i) Levantamento dos principais modelos de gestão estratégica de compras de materiais e serviços existentes na literatura; (ii) Verificação dos objetivos estratégicos e o alinhamento do processo de compras, devido a mudança na diretoria da empresa; (iii) Estruturação do modelo estratégico de gestão de compras da empresa em estudo e (iv) Validação do modelo proposto com a alta diretoria da empresa. Finalizadas estas etapas, obteve-se como resultado um modelo de gestão que alinha o setor de compras de materiais e serviços aos objetivos estratégicos da empresa, apresentando as macro etapas do processo de compra estratégico, o fluxograma detalhado das etapas e o detalhamento das atividades em cada etapa do processo. Além disso, o modelo sugere a implementação de ferramentas de compras estratégicas adequadas ao perfil da empresa, no caso a Matriz de Kraljic, (1983) aliada ao modelo de Ogden (2003), ambas adaptadas ao contexto analisado.
Palavra-chave: Processo; compras; Gestão de compras.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/gi.v11n4.2884
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448