MODELO DE PLANEJAMENTO DE ALOCAÇÃO DE PESSOAL EM SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM TI
Resumo
Empresas de Tecnologia de Informação (TI) normalmente incluem a capacitação de usuários nos seus serviços prestados. Devido a forte concorrência mercadológica, o treinamento pode ser considerado um elemento importante no portfólio de serviços oferecidos, tendo impacto nas vendas e na fidelização de clientes. No entanto, a programação e alocação de treinadores aos cursos ministrados pode ser uma tarefa deveras complexa, principalmente quando se visa a otimização do serviços oferecidos com custos bem gerenciados, evitando desperdícios com subcontratações ou ociosidade da força de trabalho. A literatura científica carece de trabalhos com foco em serviços de treinamentos em TI, com períodos acíclicos e anuais de replanejamento. Além do mais, poucos são os estudos que apresentam abordagens de simples implementação e utilização, viabilizando o uso nas empresas. Dessa forma, o presente estudo propõe uma modelagem matemática do Problema de Alocação de Pessoal, juntamente com um estudo de caso visando à validação preliminar do modelo junto a uma empresa multinacional. A empresa pode facilmente identificar a necessidade de contratação, de modo evitar sobrecarga ou subcontratações, garantindo a qualidade do serviço. Conclui-se o estudo apontando futuras melhorias a serem implementadas ao modelo e possíveis caminhos a serem seguidos em próximas pesquisas.
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PDFDOI: 10.3895/S1808-04482014000300004
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Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448