AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM SUPERMERCADOS DE NATAL-RN.

Handson Claudio Dias Pimenta, Ana Clézia Simplício de Morais

Resumo


O setor de supermercados, um ramo importante do varejo nacional, vem crescendo bastante nos últimos anos em termos de faturamento, expansão e atuação social. Na cidade de Natal isso não é diferente e faz-se, portanto, necessário saber como o setor tem trabalhado a responsabilidade social corporativa (RSC) de modo a contribuir com o desenvolvimento sustentável. Assim sendo, o presente trabalho aborda um estudo com algumas lojas de supermercados atuantes em Natal-RN (local e nacional) e tem o objetivo de avaliar as práticas de responsabilidade social desenvolvidas supermercados como uma forma de construir a sustentabilidade. Para tanto, foram aplicados questionários junto aos gestores de quatro redes de supermercado – sendo duas redes locais e duas nacionais - para coleta de informações a respeito da Responsabilidade Social Corporativa – RSC (práticas de RSC voltadas ao público interno, ao público externo e ao meio ambiente). Verificou-se que não existem grandes diferenças entre o desempenho das lojas locais e nacionais, nem padrões definidos da gestão da RSC entre estes grupos de supermercados foi verificado. As ações de RS desenvolvidas pelos supermercados estão voltadas, de uma forma geral, para atender demandas específicas, trabalhando para minimizar/aliviar problemas da sociedade e não para saná-los de forma definitiva, entretanto, são de papel essencial constituindo-se como exemplo para as demais empresas do ramo. 

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DOI: 10.3895/S1808-04482014000200011

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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